Notícias
O processo de registro da “Goiabada Cascão da Região de Ponte Nova” como patrimônio cultural imaterial ponte-novense, retomado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semct) em 2014, e ratificado pelo Decreto Municipal nº 9.720/2014, foi aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA -MG). Ao divulgar a pontuação definitiva do ICMS Cultural referente às atividades desenvolvidas em 2014, o IEPHA confirmou a aprovação do registro de patrimônio imaterial da Goiabada Cascão, bem como a pontuação de 12,43 pontos para Ponte Nova, que manteve a média conquistada no ano anterior, quando o resultado foi de 12,55 pontos. “Com o reconhecimento do registro por parte do IEPHA, o Conselho de Patrimônio e a Semct poderão investir recursos obtidos através do ICMS Cultural em ações de divulgação, valorização e salvaguarda da Goiabada Cascão da Região de Ponte Nova”, explicou o…

Programa Viação Cipó - Goiabada Zelia

Post Terça, 30 Agosto 2016 13:24 em Notícias
O programa Viação Cipó da TV Alterosa MG visitou Ponte Nova - MG para mostrar como é feita a deliciosa Goiabada Cascão Zélia.

Vídeo relacionado

Dos tachos sobre fogões a lenha, como manda a tradição, a goiabada cascão e o doce de leite preparados no interior do estado são garantia de água na boca de consumidores dos quatro cantos do planeta. Mas as iguarias, a despeito do apetitoso mercado de sobremesas, não estão imunes ao vírus da crise econômica, o que obrigou os fabricantes a buscar novas estratégias para aumentar as vendas e reduzir o custo da produção. Este é o tema da terceira reportagem da série “Driblando a crise”, que o Estado de Minas publica às segundas-feiras. Não é uma tarefa fácil baratear a produção e ao mesmo tempo ampliar as vendas, mas, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto onde a goiabada cascão é uma tradição com mais de 200 anos, fabricantes conseguiram a façanha. O lugarejo, cortado pelo Rio das Velhas e cercado de montanhas, é referência na produção do doce. Em…
Pagina 1 de 7

 

PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS